quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Calanchóe




Essa plantinha é uma das minhas preferidas, pois elas são à prova de Raquel, rss...são guerreiras e não morrem fácil. Além disso eu adoro a variedade de cores das flores, quero ter todas as cores. Vamos conhecer as características dessa espécie e os cuidados que devemos ter com elas:



Características:

Nomes Conhecidos - Calanchoê Blossfeldiana (escrito de diversas formas, como Kalanchoê, Calancoê), Calandiva (Kalandiva), Flor da Fortuna, Flor do Papai.

Floração - floresce o ano todo, se bem cuidada. Mas sua época principal de floração é de Agosto ao final da primavera.

Origem - pertence a família das crassulaceas, originado da África, das áreas montanhosas e secas da ilha de Madagascar.

Resistência – muito resistente ao calor e à escassez de água. Não resiste bem à geada.

Local de Plantio – jardins ou vasos. Normalmente alcança uma altura máxima de 30 cm

Propagação: multiplicam-se por sementes, estacas de caule ou pelas folhas. Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Solo –
rico em nutrientes e com boa densidade, para evitar que o solo fique encharcado.

Regas – É uma planta suculenta, resiste bem ao calor e à escassez de água, porém se regar demais favorece a proliferação de fungos. Regar a cada 3 dias, verifique sempre o solo com a ponta do dedo. Evite molhar a planta e as flores, molhe só o solo.

Luz - Prover luz suficiente, para a planta realizar a fotossíntese. Caso contrário, ela pode ficar com as folhas amareladas e flores murchas.

Variedade de Cores: Existem flores com tons de vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco.

Na hora de comprar - Selecione sempre plantas saudáveis, com folhas inteiras, brilhantes, viçosas e sem manchas e/ou insetos e hastes das inflorescências firmes. É importante observar o número de botões, pois plantas que possuem grande número de botões fechados ou pouco abertos provavelmente terão maior durabilidade. Aspectos como: planta mal formada, desproporcional ao vaso, folhas desuniformes, poucas folhas e flores, são indesejáveis.

Cuidados em casa - Num ambiente domiciliar podemos ter várias fontes de calor, correntes de ar, gases de combustão, luz direta e pontos de passagem constante, que devem ser evitados na hora de colocar as plantas. Evite colocar o kalanchoe em lugares muito escuros, pois as folhas amarelecem e as flores murcham. Lugares bem iluminados, como varandas e jardins, são bastante indicados, pois a planta é bastante resistente.

Curiosidade - são usados em medicina tradicional para tratar infecções, inflamações e reumatismo.

Um comentário:

  1. Oi amada...nossa que delícia esse lugar...amo flores....
    E amo orquídeas...são minhas favoritas...
    Minha casa e minha empresa sempre estão com muitos arranjos de flores naturais...
    Isso passa uma sensação de liberdade...de paz e de harmonia...
    Que vc tenha muita paz nesse blog e que aqui só entre pessoas especiais...
    Ti amo minha flor...bjs....

    ResponderExcluir